quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O desafio de ser Jovens Sarados!



Firmeza Galera Sarada?

A juventude de hoje tem gritado com sinais visíveis que quer viver uma vida diferente, com os seus cabelos azuis e vermelhos suas tatuagens, brincos, cabelos de formas mais diferentes possíveis. Tudo isto, é um grito do interior de nossas almas, pela santidade que não se preenche com nada disso.Quando falamos em “ser santo”, pensamos nos santos pessoas sérias e mal humoradas. Entretanto, o convite que o Senhor nos faz a cada dia, é de sermos santos sem deixar de ser jovem.
Pois o jovem é alegre, cheio de vida com pique para fazer tudo que vem pela frente independente dos obstáculos que tenha. O jovem santo do nosso século vai ao cinema, vai ao teatro, ao boliche, a praia, vai á academia, estuda, trabalha, ou seja, tem que viver. Ser santo hoje não é se isolar do mundo, mas estar no meio, vivendo a santidade nos acontecimentos normais de nossa vida de jovem.
Sejamos Santos, mas sem deixar de ser jovens, pois a santidade é a alegria da nossa juventude, é por ela que chegaremos ao céu.

Precisamos, sem medo, entrar nos meandros da sociedade e modificar as estruturas, sem se deixar envolver pela grande massa, com seus pecados e impurezas. Ser radical é isto: viver o Evangelho na sua essência e plenitude

Claro que não é ser melhor que os outros, pois somos fracos e pecadores, capazes de cometer os mesmos pecados da grande massa. Mas é sermos diferentes; sermos “pára-raios” para o mundo; ser aquele que os outros possam confiar e buscar ajuda; ser o rosto, mãos, pés, boca e olhos de Deus para os que vivem desacreditados e excluídos na sociedade.
Precisamos ser jovens-fermento, santidade a toda prova, pureza na sua plena dimensão.

Para vivermos a radicalidade não precisamos nos excluir no mundo, ou abandonar as coisas: trabalho, grupos de amigos, cinema, compras; mas é ser de Deus aonde quer que estejamos.

I Carta de São Paulo á Timóteo, no capítulo 4, versículos de 12 ao 16. 'Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem'.

Vamos meditar sobre a ação do Espirito Santo
em nós, que nos convida a ser santo. Santidade muitas vezes foi compreendida como algo longe, às vezes, pensamos que nosso jeito de viver não nos levará à santidade, porque estamos ancorados nos santos antigos. Muitas vezes, ligamos a santidade ao sofrimento. Santificar-se é você descobrir que o projeto de santidade ocorre com a ajuda do Espírito Santo, que move as diferentes pessoas nos diferentes tempos e faz uma obra maravilhosa. Os santos que estarão nos andores das nossas igrejas no futuro estão estão em casa. Você já imaginou sua imagem? Quais as reais possibilidades de o Espírito Santo gerar em você um testemunho fiel? Santidade é isso, é testemunho, é processo de transformação do coração do homem para ser semelhante a Jesus.
São Paulo diz: ‘Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis’. A juventude pode ser olhada de maneira diferente, sofremos preconceitos, por isso jovem seja modelo na pureza, na fé, no comportamento, no amor. Onde você como jovem vacila?.

Os santos de calça jeans, os santos da modernidade estão para nascer, depende de nós, depende do nosso coração, precisamos ser santos com computador, com bateria, santos atuais. A santidade é feita de instantes, é feita do agora, se em você neste momento não há atitude pecaminosa, você está em um momento de santidade. Mas você precisa estar atento ao seu coração, vigiar sobre si mesmo para não sair desta graça. Não negligencie a felicidade que Deus lhe concede, e felicidade é santidade; não estou falando desta felicidade passageira.

A nossa visão está projetada para fora, muitas vezes, para o outro, para o que o outro pensa de nós, e não lembramos o que Deus pensa de nós. O que você vive hoje é santidade? São Paulo fala a Timóteo para que este tenha cuidado com o jeito dele de viver, de agir, de sentir. Digo a você: Vigie-se a si mesmo! Cuide-se!

Quantas vezes, você não é feliz por causa do outro? E quantas vezes somos empecilhos para a felicidade do outro porque faltou vigilância. Precisamos nos cuidar para não nos tornarmos pessoas insuportáveis. Santidade é concreto, é do jeito que nos tratamos quando acaba a pregação, quando estamos na fila. É muito fácil nos fechar no sofrimento e nos indispor na transformação que Deus quer fazer conosco. Deixe de se enjoado, seja santo, os altares já estão prontos; só faltam os santos.



Sempre mais alto!!!!!


“AVANCEMOS PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS”