segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ficar...


"A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!"


Estarei preparando uma série de textos abordando um assunto tão presente na vida dos adolescentes e jovens: O FICAR, O NAMORO E O NOIVADO. Este tema com certeza, como dizem por ai, “dá pano para manga”. Já experimentei e experimento estas etapas em minha vida. Altos e baixos, Erros e acertos....enfim....aprendo a cada dia. Leiam e reflitam sobre tudo que lerão. Deixem seus comentários. O que pensam? O que acham? Partilhem.


FICAR. ISSO É COISA DE DEUS?

Se existe uma palavra que está na boca e na cabeça dos adolescentes de hoje, essa palavra é “ficar”. Mas, o que quer dizer isso exatamente? Se perguntássemos aos jovens como eles definem o que é ficar, essas certamente seriam algumas das respostas:
1 – Ficar é namorar de brincadeira

2 – Ficar é praticar pra ver se vai dar certo.
3 – Ficar é suprir provisoriamente uma carência afetiva e sexual
4 – Ficar é curtir todo mundo numa boa, sem compromisso
5 – Ficar é namoro avançado, onde vale tudo.
Mas, o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre isso tudo?

1 – Ficar é namorar de brincadeira.Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijões de gás ou facas? Não, não é mesmo? São brincadeiras perigosas e de mau gosto. Brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus, também é errado. A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17, 9). Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar por brincadeira. Ademais, sempre se sai ferido de uma relação fingida. Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens”. (Cl 3, 23).


2 – Ficar é praticar pra ver se vai dar certo.Deus não criou a família pelo sistema experimental. Pelo contrário, Ele sempre agiu em favor do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Adão (Gn 2, 22) e de Isaac (Gn 24, 51). Deus tem um plano para a união de dois corações, e pode conceder bênçãos maravilhosas! Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento às pessoas ao seu redor, consultando o seu coração e a Palavra de Deus. Namorar é conhecer alguém no sentido básico da palavra: gostos, temperamento, procedimentos, personalidade, reações, etc. O restante é reservado para o casamento.
Rapazes: como escolher uma namorada? Procure com sabedoria, lembrando que o que a garota é hoje com os pais ou em relação a Deus, ela o será amanhã com você também. Leia Provérbios 31, 10-31 e repare nos sábios conselhos de uma mãe ao filho solteiro, para que se casasse com uma jovem digna. Procure uma moça cujos princípios sejam semelhantes a estes.
Garotas: como escolher um rapaz? O salmo 1, 1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: humilde, de espírito manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mt 5, 3-9). Peça ao Senhor, abraseus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro.




3 – Ficar é suprir provisoriamente a carência afetiva e sexual.Este argumento é falho. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial ou por muitas outras razões. Contudo, há um amor maior que nos conforta e supre a carência: o amor de DEUS. Diz a Bíblia: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. (Mt 10, 37). Para gozarmos constantemente da alegria desse abundante amor, devemos estar em comunhão constante com Ele, por meio da leitura bíblica, da oração e do testemunho diante de todos. Muito cuidado: abraços e beijos podem ser uma armadilha para afastar seu coração do amor de Deus. Gestos de carinho verdadeiro e desinteressado são fonte de cura, mas exceder-se, dando lugar à sensualidade, pode ser o começo de uma grande ferida no coração.




4 – Ficar é curtir todo mundo numa boa, sem compromisso.
Este pensamento é anti-cristão. É uma afirmação, no mínimo, irresponsável. É fruto da carência de normas no ambiente familiar.
Sinceramente, você se casaria com alguém que já ficou e curtiu com todo mundo e que, na realidade, nunca ficou comprometida com ninguém? Você aceitaria que sua mãe ou sua irmã se comportasse desse jeito? Ora, se isso é escabroso quando imaginado em alguém que nos é precioso, que nos é querido, por que fazer e achar interessante com as pessoas de outra família? O cristão é alguém comprometido com Deus e com o ser humano. É alguém que veste a camisa, que lança mão do arado e não olha para trás. Não ter compromisso efetivo com a pessoa querida não é algo vindo de Deus, mas é falta de caráter. O que deve unir alguém a outra pessoa é o amor, e este é poderoso e permanente: “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta...” (ICor 13, 8ss).


5 – Ficar é namoro avançado, onde vale tudo. Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, ficar não serve para nós. Simular um comportamento afetivo com quem não se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando solteiro? Fazê-lo com pessoas estranhas? Isto seria mentira. Tolo é aquele que crê nas mentiras, no carinho do estranho, no amor de quem não está nem aí com os sentimentos alheios. É como cair na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruição do infeliz Sansão (Juízes 16).


Conclusão

Deus tem alguém especial para colocar em sua vida; que não veja você como um simples “quebra-galho”, mas sim como uma pessoa importante. Deus deseja que seus relacionamentos sejam retos, adequados, puros e duradouros. Se você já se comportou de maneira leviana com seus sentimentos ou com os sentimentos de outros, Deus tem um remédio para você: arrependimento. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar. (I Jo 1, 9).